O Projeto Mais Educação, que tem por finalidade geral promover a
Educação Integral, ampliando tempos e espaços educativos para melhoria da
educação, diminuir as desigualdades educacionais por meio da ampliação da jornada
escolar, reduzir os índices de evasão e/ou repetência e, além disso, corrigir a
defasagem idade/série/ciclo, está funcionando muito bem na Escola Estadual "Arthur da Costa e Silva" em Torixoréu. Os alunos das fases permanecem na escola e participam de diversas oficinas que ajudam a melhorar a aprendizagem dos alunos. Todos os alunos participantes do projeto tem almoço e lanche especial até o final das atividades.
ÍNTEGRA DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO DA ESCOLA ARTHUR
ÍNTEGRA DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO DA ESCOLA ARTHUR
INICIAÇÃO A INVESTIGAÇÃO A CIENCIA DA
NATUREZA
Laboratório e feiras de ciências e projetos científicos
COMUNICAÇÃO E OS USOS DAS MÍDIAS.
Jornal Escolar
ESPORTE E LAZER
Recreação/Lazer
Voleibol
Basquete
COMPANHAMENTO PEDAGÓGICO: TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Temas transversais
Alunos participantes
Alunos da 1ª e 3ª fases do III Ciclo do Ensino Fundamental
O Programa Mais Educação, um Programa do Governo Federal, é desenvolvido na
escola a partir da concepção pedagógica que tem como centro a compreensão da realidade
humana, na sua totalidade, e como pressuposto básico o caráter histórico do
homem. A heterogeneidade própria dos interesses e
competências dos alunos exige um trabalho dinâmico por parte do professor,
não só com atividades variadas, mas também com recursos diversificados, para isso os professores monintores planejam as atividades tendo como referencial o conhecimento
evidenciado pelos alunos.
As atividades de educação
integral são relacionadas às atividades que já são desenvolvidas na escola. São trabalhadas as diferentes linguagens e a
produção do conhecimento, que não podem ser ignoradas e devem estar presentes
na organização do espaço escolar, em diálogo com os saberes
institucionalizados. As atividades acontecem em diferentes espaços físicos,
modificando o próprio ambiente escolar e a produção do conhecimento.
O desenvolvimento dos estudantes
acontece por meio de uma dinâmica instituidora de relações de solidariedade e
confiança em redes de aprendizagem. Assim, as atividades são acompanhadas
pelos monitores com conhecimento nos macrocampos e com habilidades reconhecidas
pela comunidade. A tendência do projeto é melhorar ainda mais com a participação de mais alunos, a escola vai se empenhar muito pra isso, pois a nossa comunidade merece e precisa muito.
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